Avançar para o conteúdo

Cuidados que você deve ter com seu Certificado Digital A1

Os certificados PJ e PF A1 são de longe os certificados mais pedidos pelos clientes, isso se deve a sua facilidade de instalação em múltiplas máquinas, apesar de ter sua validade mais curta. Mas não é porque ele é mais fácil de ter, que não existem cuidados que devem ser tomados com eles, então vem com a gente conferir quais são!

1. Escolha uma senha segura, mas uma senha que você vá se lembrar

Uma dica geral é não usar como senhas, datas que pessoas mal intencionadas possam chutar e acertar como datas de aniversário e nº de documentos. Busque por uma senha forte, ao mesmo tempo que se lembre dessa senha com facilidade, pois ao errar 3 vezes, o seu certificado será revogado por segurança.

2. Cuidado com onde instala o seu certificado

Que ele pode ser instalado em até 10 computadores você já sabe, mas tome cuidado com quais computadores! Apesar de ser uma chave criptografada muito segura, se o seu certificado cai nas mãos erradas com a senha, a pessoa pode fazer inúmeras coisas em seu nome ou em nome de sua empresa. Por isso, cuidado, caso a máquina seja afetada por malwares (vírus), ou invasões, você pode estar vúlnerável.

Saiba como fazer a emissão e instalação do seu certificado digital A1

3. Você tem 30 dias para realizar a emissão

Por segurança, agora o cliente ou seu representante deve realizar a emissão do certificado em 30 dias corridos, contando do dia da aprovação do certificado (dia que a senha de emissão chega no e-mail). Caso não seja feito o processo dentro desse tempo, o certificado é revogado e um novo terá que ser gerado. Para os clientes que gostam de emitir antes e esperar chegar o vencimento do anterior, fica o alerta para fazer o processo faltando menos de 30 dias para o vencimento, assim, é possível aguardar o vencimento para emitir.

4. Em caso de invasão ao computador é possível revogar

Assim como cartões de crédito podem ser cancelados quando roubados ou perdidos, certificados podem ser revogados. Então caso haja uma invasão em sua máquina e você não esteja seguro de que a pessoa que invadiu não saiba a senha do certificado e queira revogá-lo para se proteger, esse procedimento é possível. Basta entrar em contato conosco!

Esses são os principais cuidados que você precisa ter para conseguir utilizar o seu certificado de forma plena e segura, caso tenha mais dúvidas, pode sempre entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *